contato@moidecoentrofilmes.com.br

(71) 3508-7739

Empresa parceira da SPNFILMES

Pré-produção de vídeo: o checklist completo

Pré produção de vídeo

Acertar a mão na pré-produção de vídeo é uma condição indispensável para que você consiga extrair o máximo do seu conteúdo audiovisual. Quem se planeja antes gasta menos tempo e dinheiro durante o processo, além de prever e contornar algumas variáveis que podem comprometer o resultado.

O conteúdo de vídeo é uma ferramenta poderosa para o marketing digital e o storytelling online, mas, se você começar a criar conteúdo sem planejamento, é bem provável que o processo seja mais desafiador do que o previsto e que os resultados se mostrem insatisfatórios.

Para corrigir este erro, a Business2Comunnity compilou uma lista com 10 etapas que irão fazer com que seu processo de pré-produção de vídeo funcione sem problemas.

10 etapas de pré-produção de vídeo antes de começar a gravar

  1. Estabeleça o custo total

O custo sempre deve ser a primeira coisa em que você pensa quando cria conteúdo de vídeo. O vídeo marketing pode rapidamente se tornar caro se você não for cuidadoso.

Caso não seja definido um orçamento realista, pode ser fácil ter idéias brilhantes que custarão uma fortuna. Definir um orçamento com antecedência economizará dinheiro a longo prazo e ajudará a fundamentar suas ideias na realidade.

Conhecer seu orçamento com antecedência também permite diminuir o que você pode ou não pode fazer em um determinado projeto de vídeo, além de eliminar muitas dúvidas.

  1. Esclareça o propósito / mensagem

Quando se trata de conteúdo de vídeo, não existe uma receita que sirva para tudo. Assim como nos artigos do blog e newsletters, você precisará criar vários vídeos se quiser discutir tópicos diferentes.

Além disso, não é possível fazer caber todos os tópicos que você deseja abordar em um único vídeo. Portanto, defina uma finalidade específica antes de começar a criá-lo.

Se não sabe o que está tentando comunicar através do seu vídeo, você nem deve fazê-lo. Comece com a mensagem que deseja comunicar e depois decida que tipo de vídeo ajudará a comunicar essa mensagem.

  1. Defina seu público

As pessoas que interagem com sua marca diariamente e as que assistem ao conteúdo de seu vídeo podem não ser as mesmas. O vídeo marketing é uma excelente maneira de alcançar um novo público. Observe o seu objetivo e mensagem estabelecidos e, em seguida, pense em quem tem mais probabilidade de se envolver com o vídeo.

O público-alvo afetará vários elementos da sua produção. O conteúdo de vídeo destinado a um público mais jovem pode ser significativamente diferente de um para um público adulto. Um público tecnicamente sofisticado pode exigir um vídeo mais detalhado. Um público que não está familiarizado com o seu produto pode preferir um vídeo mais divertido para chamar sua atenção, e por aí vai.

  1. Escreva um script e / ou um storyboard

Embora o processo de escrita possa ser entediante, ter um script (roteiro) bem elaborado fará com que a a produção do vídeo ocorra sem problemas.

Muitas vezes, os roteiros são escritos e executados sem muito critério. Pense nisso: é complicado reunir em um script tudo o que você quer dizer sem ter a participação de outros membros da sua equipe de marketing, especialmente os que falam com os clientes individualmente.

Reservar um tempo para obter informações profissionais – seja de roteiristas ou da agência de vídeo marketing com que você está trabalhando –  é um investimento extremamente interessante nesta fase de pré-produção de vídeo.

Storyboards são representações do script desenhadas em fases. Assim como um script é uma ferramenta indispensável na pré-produção de vídeo, um storyboard é inestimável como uma maneira eficiente de visualizar a filmagem antes que ela aconteça. O storyboard pega o roteiro e verifica a viabilidade do projeto, ao tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel.

O storyboard ajudará a responder perguntas como

Existe luz natural ou precisamos de equipamento de iluminação?

Temos um lugar definido para as filmagens?

Temos as ferramentas adequadas para concluir as tomadas que queremos?

Temos as habilidades necessárias para executar esse script?

  1. Faça uma lista de cenas

As listas de cenas são a combinação do roteiro e do storyboard. Incluem detalhes específicos, uma cena de cada vez, como o local, o número da cena, quem está na cena, de onde vêm o áudio e a iluminação e uma breve descrição do que você espera que a cena seja.

Isso pode ser usado como um guia passo a passo para o dia real de filmagem.

  1. Superestime o tempo que você precisa

As sessões de filmagens podem consumir muito tempo. Desde a chegada até o término, pode ser difícil saber exatamente quanto tempo você precisa. Dê a si mesmo mais tempo do que você pensa que poderia precisar.

Subestimar o tempo de produção é tão ruim quanto superestimar a capacidade de recursos. Você não deve se apressar em uma seção do seu storyboard porque não alocou tempo suficiente para filmá-lo – e potencialmente precisará de mais tempo para refilmar, o que significa maior custo com aluguel de equipamentos etc.

Uma coisa que você pode ouvir enquanto trabalha em uma gravação de vídeo é: “Nós podemos consertar isso na pós-produção!” Muitas vezes, isso não é verdade. Embora a edição de vídeo seja uma ferramenta incrível, ela não faz mágica.

Com muita frequência, as pessoas confiam na edição para limpar vídeo sem foco, pouca iluminação e outros problemas. No entanto, dedicar algum tempo no momento para obter o melhor resultado possível renderá dividendos a longo prazo.

  1. Determine os equipamentos necessários

O tipo de equipamento necessário varia de acordo com o tamanho da sua cena. Os princípios básicos do que ter em mãos durante as filmagens são:

Câmera (DSLR ou câmera de telefone de boa qualidade)

Case para câmera

Tripé

Conjunto de iluminação de 3 pontos

Luz da câmera

Microfones

Ao olhar para o equipamento, faça uma checagem interna do inventário antes de comprar qualquer coisa. Verifique se você não possui nenhum equipamento extra que possa ser útil.

Dependendo do seu orçamento de vídeo marketing, considere alugar equipamentos em vez de comprá-los imediatamente. O equipamento da câmera geralmente é bastante caro, mas pode ser alugado por preços muito mais razoáveis.

  1. Determine o local da filmagem

O lugar é um fator importante no seu processo de criação de vídeos. Você pode fazer suas filmagens numa locação, como uma praia ou um parque, onde você tem mais variáveis para lidar, ou pode filmar em um estúdio, que é um ambiente mais controlado, projetado para gravações.

Se você não tem acesso a um estúdio, pode alugar um espaço por uma taxa horária. Filmar em locações externas pode parecer atraente, mas requer muito trabalho adicional para você e sua equipe.

Se você estiver filmando ao ar livre em uma locação, terá que observar o clima, pois dias chuvosos ou ventosos podem destruir uma gravação de vídeo. As filmagens e locações também colocam você em desvantagem com a iluminação, que pode mudar drasticamente ao longo da cena, eliminando a composição do seu vídeo.

Também existem muito mais variáveis que você não pode controlar quando está filmando em uma locação, como espectadores em segundo plano, que podem ser uma distração  para o vídeo. Alugar um estúdio custará dinheiro adicional, mas a filmagem em locação pode se transformar rapidamente em sessões de vários dias, o que acabará custando mais.

  1. Visite o local da filmagem com antecedência

Depois de decidir os locais para as filmagens, visite-os com antecedência. Mesmo se você decidir filmar em estúdio, ainda é uma boa ideia visitar o local antes de filmar. Visitar um estúdio permitirá que você veja como a iluminação está configurada, onde as câmeras podem ser configuradas e onde estão as tomadas de energia.

Com filmagens ao ar livre, você está à mercê do clima. Por isso, visitar as locações com antecedência – idealmente na mesma hora do dia em que você irá filmar – permitirá visualizar a aparência de suas gravações e onde pode ser necessário iluminação adicional.

Se você estiver gravando em um local como um escritório ou uma empresa, provavelmente precisará filmar após o expediente; portanto, considere isso ao escolher as cenas que deseja.

  1. Lembre-se: o vídeo marketing vale a pena!

O vídeo marketing pode dar muito trabalho. Existem vários fatores que levam à criação de um vídeo de sucesso, mas, se você estiver estressado com o processo, lembre-se de que vale a pena!

Preste atenção a estes dados, fornecidos pela agência de marketing digital Single Grain:

97% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo ajudou a aumentar a compreensão do usuário sobre seu produto ou serviço.

76% dizem que os ajudou a aumentar as vendas.

47% dizem que os ajudou a reduzir as consultas de suporte.

76% dizem que os ajudou a aumentar o tráfego.

80% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo aumentou o tempo de permanência em seu website.

Conclusão

Criar conteúdo em vídeo é uma tarefa complicada, mas pode ser altamente eficaz para sua marca. Por isso, garanta que as dicas listadas neste artigo sejam executadas. Assim você economizará tempo e dinheiro, além de tornar o processo geral muito mais agradável e menos tenso.

As estatísticas citadas acima comprovam a eficácia do vídeo marketing. Mas, para que os resultados sejam alcançados, é preciso produzir conteúdo diferenciado, uma vez que praticamente todos os tipos de negócios estão produzindo vídeos.

Neste artigo, você terá acesso aos tipos de conteúdos de vídeo mais indicados para 2020 – aqueles que colocam a mensagem certa na frente de quem importa assistir.

Este é o segredo das estratégias de vídeo marketing vitoriosas: saber exatamente que conteúdo produzir e como produzi-lo da melhor forma.

Fonte: https://k2ponto.com.br/


Outros serviços