contato@moidecoentrofilmes.com.br

(71) 3508-7739

Empresa parceira da SPNFILMES

Produção de vídeos para YouTube

Enquanto absorve conteúdo on-line, público também quer aparecer no YouTube

Produção de vídeos para YouTube. Clipes musicais, paródias, gameplays, curiosidades científicas, aulas de reforço, dicas de viagem, vlogs diários, avaliações de brinquedos e desafios diversos são apenas alguns temas disponibilizados no acervo digital do YouTube. O site tem objetivo de dar a todos uma voz e revelar o mundo por meio de vídeos, principalmente ao aproveitar os mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelos 88 países (76 idiomas diferentes) onde está disponível.

No Brasil, a marca de usuários por mês chega a 98 milhões de pessoas. Parte desse público acompanha as postagens de Whindersson Nunes (www.youtube.com/whinderssonnunes), maior estrela cibernética nacional. Também se destacam vídeos de Felipe Neto, Kefera e o casal Iberê Thenório e Mariana Fulfaro.

Claro que as crianças também absorvem parte desse material e chegam a passar horas na frente da tela, seja do celular, tablet, computador ou smart TVs. A velocidade com que vídeos são assistidos é a mesma da produção de conteúdo que chega diariamente ao endereço, abrindo espaço para novos youtubers – e para qualquer um que deseje encontrar lugar na programação on-line.

É o caso de Lívia Oliveira, 7 anos. Em seu canal no site, a moradora de Santo André possui 3.954 inscritos e quase 69 mil visualizações nos 60 vídeos que disponibiliza para amigos, familiares e todo mundo que quiser saber um pouco em relação ao que gosta, por onde passa e sobre seus talentos pessoais, que incluem cantar, contar histórias e comer alho cru.

“Faço vídeo das minhas bonecas, do quarto, das viagens, da rotina e tem alguns sorteios. Quando tiver 100 mil inscritos você ganha a primeira placa do YouTube (como parabéns pelo feito). Estou esperando chegar nesse número”, diz Lívia, que, sempre que pode pede para a professora colocar seus vídeos no fim das aulas.

Fã de videogames, Mateus França Di Bortoli, 12, de São Bernardo, tem sua conta no site, mas ainda não postou nada. Ele está aprendendo sobre a produção para então desenvolver o material e colocá-lo na internet no ano que vem. “Gosto muito de gameplays. Às vezes tento fazer o que vejo nos vídeos, como montar os mapas que são criados. Quero que meu material voltado para jogos seja uma profissão”, conta, também de olho na visibilidade além da tela. “Realmente queria ficar famoso. Daí você pode ser convidado para os eventos e dar autógrafos para as pessoas.”

Produção de vídeos para YouTube. A liberdade em criar o que quiser no formato audiovisual existe, mas é preciso ficar de olho no conteúdo do que se vê para não se reproduzir coisas ruins e inadequadas. O reconhecimento está jogado aos bilhões de usuários pelo mundo.

Cursos temáticos ajudam quem quer abrir um canal

A presença do YouTube no dia a dia é tamanha que usuários podem aprender sobre como se tornar um youtuber em cursos específicos. As aulas, que podem durar até uma hora e 30 minutos, discutem a importância de se lidar com a dinâmica da edição do material gravado, o melhor posicionamento da luz, a qualidade do som e a utilização de cenários, entre outros temas.

“Sempre quis ser youtuber. Aprendi detalhes de como mexer com as imagens e as possibilidades de vários vídeos diferentes. Descobri que posso fazer uma iluminação boa usando caixa de papelão”, conta Fernanda Alves Postiglione, 10 anos, de São Bernardo, fã de figuras como Marco Tulio (do canal AuthenticGames) e da personagem Julia MineGirl, principalmente quando exploram o jogo Minecraft.

Localizada em São Bernardo, a SuperGeeks (Rua Bela Vista, 286. Tel.: 4063-8881) oferece a alunos a partir de 9 anos o programa Youtuber e Edição de Vídeos, normalmente ministrado com encontros semanais e complementado por videoaulas.

“Não sabia que tinha tantos detalhes com essa parte mais técnica. Só pensava no ‘gravou, cortou e postou’. Tenho pego muitas dicas”, comenta Jorge Antonio Terence Novaes de Santana, 12, também morador da cidade e que começou o curso no início do mês. “Quero ter dois canais: um de videoaulas, onde poderei falar de coisas que vi na escola, e outro dedicado a variedades mesmo, explorando várias coisas ao mesmo tempo e meu cotidiano.”

Muca Muriçoca afirma que trabalho na internet é diário

“Sempre tive vontade de ser famoso ou reconhecido por algum talento, quis estar no palco e interagindo. Infelizmente nunca tive talento para ser cantor, que era meu maior sonho, então fui buscar outros caminhos”, explica Murilo Cervi, o Muca Muriçoca. Aos 37 anos, o youtuber de São Caetano aposta em brincadeiras com o público em eventos geeks pelo Brasil e seu canal (www.youtube.com/MucaMuricoca) atualmente conta com 3.710 milhões de inscritos e cerca de 372 milhões de visualizações.

Ele explica que 90% do material que joga na internet é improvisado, sem roteiro. Apesar da descontração dos vídeos, o rapaz comanda equipe para manter as atividades que envolvem o canal. “As gravações não são diárias, mas o trabalho é”, comenta, alertando para o tempo dedicado a parcerias com outros criadores de conteúdo, atenção a assuntos do momento e a edição das gravações. “Em média, cada vídeo do canal leva 20 horas para ser editado, sem contar divulgação, finalização etc.”

Iniciado em abril, seu segundo endereço (www.youtube.com/MucaTV) focado em gameplays já tem 176.840 inscritos e 3.389 views. Para os novatos, Muca diz que o mais importante é simplesmente começar. “O passo mais difícil é o primeiro. Depois dele podemos perceber onde melhorar.”

DICAS

– Dedique-se a sempre melhorar na parte técnica (levando em conta questões como luz, imagem e som);

– Estude o que já foi feito sobre o tema abordado e tente fazer algo minimamente novo;

– Acompanhe diariamente os números que envolvem o canal para entender os caminhos a seguir;

– Edição do material tem grande poder; saiba exatamente qual é a ideia do canal na hora de montar

os vídeos;

– No começo apenas os amigos mais próximos e família irão assistir às produções, mas, se o conteúdo for realmente legal, o crescimento vai aparecer aos poucos;

– Divulgar e firmar parcerias com outros canais, além de fazer participações em vídeos de outras pessoas, ampliam seu alcance;

– Estar antenado em assuntos do momento pode render boas sacadas.

 

Fonte: http://www.dgabc.com.br


Outros serviços